POEIRA COMBUSTÍVEL E COMO PODE GERAR EXPLOSÃO?

Foto: Divulgação

A poeira combustível, também conhecida como poeira explosiva, é um subproduto criado a partir de processos de fabricação que envolvem matérias-primas combustíveis.

Esses materiais incluem madeira, metais leves, vários tipos de produtos químicos, mas também produtos agrícolas, como grãos, especiarias e tabaco. 

Embora praticamente invisíveis ao olho humano, as partículas de poeira combustível são um perigo mortal em muitos locais de trabalho e indústrias. 

Certas condições podem fazer com que a poeira se torne explosiva, havendo possibilidade de mortes, ferimentos, destruição de máquinas ou até mesmo de instalações inteiras.

O que é uma explosão de poeira?

A explosão de poeira é o resultado de altas concentrações de partículas de poeira combustível queimando rapidamente dentro de um espaço fechado. 

Quando misturadas com oxigênio, essas partículas finas podem ser inflamadas ao entrar em contato com uma faísca, brasa de metal, ponta de cigarro ou outra fonte de ignição. Este processo de combustão rápida é conhecido como deflagração e resulta em uma onda de ar de alta pressão.

Conforme a onda de ar explode para fora do seu espaço fechado, provavelmente irá desalojar ou levantar poeira combustível em outras partes da instalação. 

Isso irá misturar a poeira com o oxigênio do ar, o que tornará a explosão maior e, potencialmente, alimentará uma segunda explosão de poeira - ou mesmo várias. 

Algumas delas podem ocorrer dentro de máquinas ou recipientes, conforme a onda de pressão e o fogo se propagam pelo sistema de condutas. 

Neste ponto, o risco de danos à vida humana e destruição de equipamentos ou mesmo de edifícios inteiros é enorme.

Quais os processos industriais que normalmente geram poeiras combustíveis?

Alguns exemplos de processos industriais que normalmente geram poeiras combustíveis são manipulação, transporte, trituração, corte, fresagem, polimento e serragem. A impressão 3D por meio do uso de pó também pode gerar poeira combustível.

A poeira combustível é um problema comum que afeta uma ampla variedade de indústrias e ambientes de trabalho. 

A poeira pode se acumular à vista de todos, mas também em lugares onde não podem ser vistas facilmente. 

No Brasil, a norma NBRIEC60079-10 2 apresenta orientações e critérios quanto à classificação e áreas sujeitas à presença de poeiras explosivas. Tais critérios são muito semelhantes aos adotados pela Comunidade Europeia nas diretivas ATEX.

Para atender a estes requisitos, um dos critérios mais largamente utilizados no Brasil, e no mundo inclusive, é o critério das diretivas ATEX vigentes nos países da comunidade europeia e que classifica as áreas de risco adotando-se um critério chamado de “Zonas”.   [critério das diretivas ATEX vigentes] [critério das diretivas ATEX vigentes] [critério das diretivas ATEX vigentes]

De uma forma genérica o que se procura avaliar é o alcance e a probabilidade de formação de nuvens de poeiras explosivas de modo a enquadrar a área em um dos critérios da norma adotada.

A classificação de áreas é uma tarefa eminentemente técnica e deve ser realizada por especialistas com experiência.

Esta responsabilidade deve ser assumida por engenheiros eletricistas e de segurança, visto que há uma ênfase muito grande nos riscos de centelhamento ocasionado porequipamentos e instalações elétricas nestas áreas. Muitas empresas não possuem pessoal qualificado para tanto e, neste caso, devem recorrer a empresas de consultoria especializada.

O uso de sistemas de exaustão e filtragem podem permitir a desclassificação da área.

Exemplo de estudo de classificação de áreas utilizando modelo eletrônico, ilustrando uma região contendo áreas classificadas de gases com atmosferas explosivas, de acordo com os requisitos da ABNT NBR IEC 60079-10-1. 

Fonte: Subcomitê SC-31 do COBEI - Atmosferas Explosivas

Alguns exemplos de processos industriais que normalmente geram poeiras combustíveis são manipulação, transporte, trituração, corte, fresagem, polimento e serragem. A impressão 3D por meio do uso de pó também pode gerar poeira combustível.

A poeira combustível é um problema comum que afeta uma ampla variedade de indústrias e ambientes de trabalho. 

A poeira pode se acumular à vista de todos, mas também em lugares onde não podem ser vistas facilmente. 

As empresas devem tomar medidas para manter a segurança dos seus trabalhadores e das instalações. 

Ter rotinas de limpeza adequadas é um dado adquirido. O mais importante, no entanto, é certificar-se de que o seu equipamento pode manter a si e aos seus colegas seguros e prevenir de maneira eficaz que explosões de poeira possam causar destruição. 

 

 Fonte:Nederman