Diretores do Seageto participam da abertura oficial do I ETEEC

Foto: Rosilda Pereira
Presidente Ciro Bovo anuncia criação de carteira de associado ao Seageto para estudantes de engenharia
Foto: Rosilda Pereira
Presidente Ciro Bovo e vice- presidente João Alberto, durante abertura do evento
Foto: Rosilda Pereira
A cerimônia contou com a participação de mais de 200 estudantes

Foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira, 11, o I Encontro Tocantinense dos Estudantes de Engenharia Civil (I ETEEC), que contou com a participação do presidente e vice- presidente do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no Estado do Tocantins (Seageto), Antonio Ciro Bovo e João Alberto Rodrigues Aragão, respectivamente. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte ( CUICA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na ocasião, o presidente falou que é de fundamental importância o sindicato, instituições públicas e privadas apoiarem os eventos de estudantes de engenharia, uma vez que esses futuros profissionais, além da parte teórica, também precisam está em contato com a realidade do mercado fora do âmbito acadêmico. “Os temas que os palestrantes apresentarão do evento, são assuntos relevantes que contribuirão muito com a preparação desses futuros profissionais para o mercado de trabalho”, defende Bovo.

O presidente ainda falou sobre o papel do sindicato para o profissional, sua representatividade, principalmente nas questões trabalhistas e na valorização do profissional. Ciro também anunciou a criação da carteira de associado do Seageto para os estudantes, que automaticamente serão filiados, quando concluírem a graduação.

Ainda marcaram presença no evento o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva e a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/TO), Roberta Castro, além de representantes do Governo Estadual e de instituições de ensino.

Durante a abertura, o presidente do Conselho Federal, ministrou a palestra: Sistema Confea/Crea. Ele falou sobre a importância dos acadêmicos conhecerem a legislação que rege suas profissões, antes de entrarem no mercado de trabalho. Apresentou uma síntese das principais leis, como a que regulamentou a profissão de engenheiros, nº 5.194 de 1966, a que trata da remuneração profissional, nº 4950A, também de 1966 dentre outras. Exemplificou o que configura exercício ilegal da profissão e por fim tratou de um projeto de lei que está na Comissão de Justiça do Senado, estabelecendo que as atividades próprias das profissões de engenheiros, quando realizadas por profissionais ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual ou municipal, são consideradas essenciais e exclusivas de Estado.

O evento que segue até dia 14 de novembro tem uma intensa programação com cerca de 10 minicursos, que ocorrerão no período da tarde, como patologia e aspectos decorativos das pinturas, planejamento e análise de tráfego, impermeabilização de superfície, curso básico de pedreiro dentre outros. Além disso, haverá a palestra do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ênio Pazini, que abordará o tema: Maracanã desafiando o tempo, na quarta-feira, 13, às 20h35.

Junto com I ETEEC ocorre também a III Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UFT.