Entusiasta, experiente e guerreiro, o diretor do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no Estado do Tocantins (Seageto), engenheiro agrônomo Roberto Jorge Sahium, é o novo secretário de Agricultura de Palmas.
Durante oito anos à frente da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Sahium implementou e desenvolveu projetos que contribuíram com a expansão do agronegócio do Tocantins. Um deles foi a organização da agricultura familiar, por meio do Programa Federal desenvolvimento em parceria com o Governo do Estado, o Crédito Fundiário. “Quando Marcelo Miranda assumiu o Governo do Tocantins, havia centenas de acampamentos de sem terra às margens das estradas do Estado. Ao deixar o governo não havia mais nenhum. É claro que ainda precisa melhorar, mas é um programa importante para a regularização da terra”, considera o secretário.
Ele destacou que neste período o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também implantou muitos assentamentos. Outra ação à frente da Seagro que Sahium considera importante para o Tocantins foi o trabalho, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Secretaria da Fazenda, que possibilitou a exportação de carne para os principais consumidores mundiais. “A partir daí iniciamos o conceito do Boi Verde, criado em pasto ou mesmo em confinamento, desde que não passe mais de 70 dias nesse sistema, também para a exportação”.
Sahium ainda mencionou o trabalho em defesa da oferta de commodities para a exportação de soja, com a criação de incentivos fiscais, e também uma ação que colocou a piscicultura do Tocantins no patamar de discussão nacional no circuito de criação de peixe. “O projeto era trabalhar para o Tocantins ser referência na produção de peixe, assim como é São Paulo na cana-de-açúcar e Minas Gerais com o queijo”. Ele também enfatizou a vinda de dois polos da Embrapa para o estado, embora juntos: a Embrapa Aquicultura e Pesca e Embrapa Sistemas Agrícola, para incentivar o crescimento da atividade.
O secretário destacou o crescimento da Agrotins, que foi idealizada pelo secretário da época, Jalbas Manduca, e se tornou uma das maiores vitrines tecnológicas do corredor Norte de Exportação do Tocantins.
Já no comando da Secretaria Municipal de Agricultura (Sagri) Sahium disse que trabalhará para valorizar a agricultura em sua totalidade, mas priorizará a agricultura familiar com ações que fortaleçam os chacareiros do entorno de Palmas. “A proposta é criar um planejamento de produção para abastecer a capital com produtos hortifrutigranjeiros, incluindo frutas, verduras, carnes de animais de médio e pequeno porte, mel, peixe, ovos, flores tropicais e plantas fitoterápicas”, planeja.
Para expandir a produção agrícola de Palmas, Roberto Sahium defende ações conjuntas com entidades dos segmentos e instituições afins, como a Embrapa, para tornar Palmas referência em tecnologia na produção de milho e soja. Também apoiar o trabalho da colônia de pescadores para tornar a capital em um centro de produção de pescado do Tocantins. Além disso, viabilizar cursos de capacitação, palestras e congressos, em parceria com entidades de classe como o Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no Estado do Tocantins (Seageto) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Tocantins (AEATO).