11 DE DEZEMBRO DIA DO ENGENHEIRO

Nesta data homenageia-se os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades.

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei n 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

O Decreto ainda criou o sistema Confea/Crea para fiscalizar e orientar o exercício da profissão no Governo de Getúlio Vargas.

Além dos Conselhos federais e regionais e pela Constituição Federal de 1988 criou-se as entidades de classe sem fins lucrativos,  os sindicatos.

 O Sindicato  dos Engenheiros e Geólogos no Estado do Tocantins SEAGETO é uma entidade de classe fundada em 7 de março de 1990, tendo como presidente atual o engenheiro agrônomo João Alberto R. Aragão, onde constitui finalidades precípuas do sindicato, visar a melhoria nas condições de vida e de trabalho de seus representantes; defender os interesses econômicos e profissionais da categoria e os interesses individuais dos associados; coordenar, proteger e representar legalmente a categoria; defender a liberdade, independência e autonomia da representação sindical; colaborar com os poderes públicos e as demais entidades, no sentido da solidariedade profissional e social; fortalecer a participação democrática da classe em suas relações com os diversos setores da Sociedade Brasileira e com o Estado.

Além disto, constituem algumas prerrogativas do Sindicato, representar perante as Assembleias Administrativas e Judiciárias os interesses gerais da categoria e/ou os interesses individuais de seus associados, celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho.

E neste 11 de dezembro o Sindicato dos Engenheiros e Geólogos no Estado do Tocantins  SEAGETO parabeniza a todos os profissionais que trabalham para levar o melhor para toda a comunidade, construindo e realizando sonhos, com respeito ao meio ambiente, ou seja a engrenagem é um dos elementos de transformação de um país, porém seu alicerce é sustentado pelo engenheiro.

PARABÉNS A TODOS OS ENGENHEIROS E ENGENHEIRAS PELO SERVIÇO INESTIMÁVEL DE GRANDES PROFISSIONAIS.