Governo do Tocantins investirá R$ 460 mil nas reformas das barreiras zoofitossanitárias da Adapec

A partir de segunda-feira, 3 de abril, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), iniciará as reformas de 11 barreiras fixas zoofitossanitárias e um escritório local, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com investimentos no valor de R$ 460.685,44. As obras começam pelo município de Porto Nacional, a previsão é de que, em seis meses, todas as unidades estejam revitalizadas.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o processo para reforma dos prédios começou em 2015, sendo que o cronograma de reparação, feito pelos engenheiros civis da Seinf, foi traçado mediante vistorias e levantamento das necessidades de cada unidade. ???Contamos com o apoio do governador do Estado, que não mediu esforços para atender nossa demanda. Teremos melhorias para as condições de trabalho dos nossos servidores e no atendimento aos produtores rurais???, ressaltou. 

O Tocantins conta com 23 barreiras fixas na divisa com os Estados, 18 volantes e 10 fluviais, responsáveis pela fiscalização de trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. O controle rígido de entrada e saída desses produtos, bem como a rota de passagem para outros Estados, resguarda o patrimônio zoofitossanitário do Estado.

Cronograma de reformas

A revitalização iniciará pelo escritório local de Porto Nacional. Na sequência, virão as barreiras fixas de Talismã, Xambioá, Aguiarnópolis, Couto Magalhães, Pau D???arco, Ananás, Araguatins, São Sebastião, Esperantina, Ponte Alta do Bom Jesus e Lizarda.  (Com informações da Ascom/Adapec).