Secretaria da Agricultura e instituições federais discutem atividades para Agrotins 2017

Foto: Secom/TO - divulgação

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com representantes de instituições de órgãos federais reuniram para organizar as atividades na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017). A feira acontece de 9 a 13 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional. 

Na reunião, os participantes debateram sobre a participação de cada instituição, enfocando a parceria de todos na realização da feira. Para o secretário da Agricultura Clemente Barros, a feira, mais uma vez mostrará a força que o agronegócio representa no Tocantins. ???A Agrotins é uma vitrine para o agronegócio tocantinense. ?? cada vez mais necessário produzir alimentos, e a feira é um espaço para desenvolver as diversas tecnologias para o aumento da produção agropecuária de forma sustentável???, enfatizou.

Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Exército, Marinha, Embrapa, Ibama, Unitins Agro, Superintendência Federal de Agricultura (SFA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria do Desenvolvimento Rural de Palmas, dentre outros. 

Embrapa

O chefe de transferência de tecnologia da Embrapa, Alexandre Freitas, adiantou que este ano será lançado duas variedade de capim na Agrotins, a BRS Ipyporã e BRS Quênia, ambas com alto padrão de produtividade. ???A BRS Ipyporã possui, um diferencial na sua composição, alto valor nutritivo e produtividade. ?? resistente a cigarrinha, principal inseto causador de morte do capim???, explicou. 

Agrotins

Considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, a Agrotins tem como objetivo difundir conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando a transferência de tecnologia aos produtores rurais e a sociedade.

A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário.