Seageto ganha ação contra Banco da Amazônia no valor de cerca de 2 milhões de reais para engenheiros

Foto: Rosilda Pereira
Sindicato entrou com a ação na Justiça em 2005

A 2º Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, condenou o Banco da Amazônia, a pagar R$ 1.904.000,00, aos engenheiros da instituição financeira, depois de julgar favorável a ação movida pelo Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no Estado do Tocantins (Seageto), iniciada em 2005, cobrando uma gratificação sobre o salário base dos engenheiros, que é de seis salários mínimos.

O pagamento saiu em 22 de maio deste ano e o valor de 1.904.000,00, é referente a gratificação de um terço do salário base. “O cálculo é retroativo há cinco anos e foi feito de 2000 a 2009. Esse montante foi pago a 23 engenheiros, dentre civis, agrônomos e florestais do Banco da Amazônia, incluindo profissionais que já se desligaram da instituição financeira”, informou o presidente do Seageto, no período, João Alberto Rodrigues Aragão.

Para João Alberto essa pode ser considerada a maior conquista do Seageto, por se tratar de uma ação que contempla um dos objetivos do sindicato, que é de lutar pela valorização profissional. “A nossa maior bandeira no Seageto é lutar em prol dos interesses coletivos da categoria e a vitória dessa ação, demostra a força da nossa entidade representativa, que ao longo de todos esses anos, tem perseguido a justiça em busca de corrigir essa ilegalidade e agora só temos a comemorar por mais essa conquista”, festejou.

Alberto informou que ainda estão tramitando na Justiça do Trabalho duas ações, referentes aos mesmos assuntos, contra a mesma instituição financeira, iniciada em 2004, que contemplará nove engenheiros.