Portal da Aquicultura e Pesca prepara uma vasta programação para Agrotins 2017

A organização da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017) prepara uma vasta programação no Portal da Aquicultura e Pesca para os visitantes e produtores nos cincos dias de realização da feira. Considerada a maior feira do setor da região Norte do país, ocorrerá de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Uma das atrações é a montagem de dois modelos de Unidades Demonstrativas de Aquaponia, sistema consorciado para a criação de peixe e produção de hortaliças. Neste sistema, os peixes nativos como o tambaqui, caranha e pintado podem ser criados, aliando a produção de hortaliças como salsa, couve, alface, entre outros produtos. A unidade pode ser instalada em tanques que variam entre 500 a 30 mil litros de água. O sistema é desenvolvido por técnicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para o diretor de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Alexandre Godinho, a intenção é mostrar aos produtores a versatilidade da produção do peixe para o consumo. ???Portanto, mostrar ao produtor e, automaticamente ao consumidor, as possibilidades para a criação de peixes no Estado, e assim, desenvolver ainda mais uma cadeia produtiva de criação de peixe, forte e sustentável no Tocantins???, ressaltou.

No espaço do Portal ocorrerá também o torneio de pesca esportiva, de arremesso de isca artificial, palestras e ainda serão comercializados produtos da pesca e aquicultura como tanques-rede, alevinos, ração, além de produtos culinários derivados da carne de peixe (salgados e petiscos).

Torneios

No dia 13, das 9 às 15 horas, ocorre o II Torneio Tocantinense de Pesca Esportiva em Caiaques. Serão premiados os três primeiros colocados no torneio. Também no dia 13, às 11 horas, terá vez o V Campeonato Tocantinense de Torneio de Arremesso de Isca Artificial.