FNE participa de reunião preparatória à conferência Água e Energia

O presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro, participou, na noite desta quarta-feira (4/05), em Brasília, da reunião preparatória à Conferência Internacional Água e Energia ??? novas abordagens sustentáveis, que será realizada será realizada de 27 a 29 de julho próximo, também no Distrito Federal.

José Tadeu da Silva, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), organizador do evento, destacou a importância de se reunir especialistas e lideranças da área do tema que ocupa a agenda da sociedade civil e de políticas públicas mundiais. ???Água e energia é um binômio inquestionável. Nessa discussão que propomos, estamos em sintonia com o Acordo de Paris assinado recentemente???, disse.

O objetivo do encontro, segundo informações do conselho, é discutir e sistematizar os temas que nortearão a Conferência Internacional de julho, que pretende formalizar as contribuições da Engenharia no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de Água, Energia e Saneamento para, posteriormente, apresentá-las no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2018, em Brasília (DF).

Além de Tadeu e Pinheiro, compuseram a mesa de abertura o representante da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi), Edmar Amorim; o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (Fmoi), Jorge Spitalnik; o representante da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), Celso Leal; o presidente do Crea-DF, Flavio Correia; o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Angelo Petto.

Programação

Nesta quinta-feira (5), a partir das 9 horas, a reunião começa com a palestra internacional ???Energia para a economia mundial no século 21: problemas e oportunidades??? com o físico alemão, radicado nos Estados Unidos, Wolfgang Bauer. Na sequência, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, palestra sobre o ???Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento???. Para finalizar os trabalhos da manhã, o professor da Universidade Federal de São João Del-Rei José Antônio da Silva, fala sobre ???Energias Alternativas e Renováveis???. Já no período da tarde, o diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da Universidade de São Paulo (USP), professor Ivanildo Hespanhol, fala sobre a ???Conservação e Reuso de Água como instrumentos de gestão???. Uma mesa-redonda com os palestrantes encerra os trabalhos de quinta-feira. A atividade prossegue nesta sexta-feira (6).oportunidades