Dia do Engenheiro Ambiental é comemorado com evento da Associação Tocantinense da classe

Nesta sexta-feira, 29, a Associação de Engenheiros Ambientais do Tocantins ??? AMBTO realizará evento comemorativo ao Dia do Engenheiro Ambiental, lembrado em 31 de janeiro.

Na programação, serão discutidos assuntos como atribuições profissionais, mercado de trabalho, Programas Especiais na Engenharia Ambiental ??? PET, e haverá mesa-redonda para debate entre os órgãos de controle ambiental Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins e Fundação Municipal de Meio Ambiente - FMA.

O evento tem como objetivo, além de comemorar a data, realizar um momento de troca de conhecimento com palestras e debates de conhecimentos técnicos e também visa a aproximação de profissionais e ex-alunos dos setores que compõe seu espaço no mercado de trabalho.

Para o presidente da AMBTO, engenheiro ambiental Rafael Marcolino, o Engenheiro Ambiental é o profissional apto a trabalhar em todas as áreas e funções relacionadas ao meio ambiente, ???através do planejamento, coordenação e administração de projetos relacionados ao bem-estar da população e da região onde ela vive. ?? o único profissional de graduação que, além das técnicas de engenharia, consegue estabelecer fortes relações com o ambiente que o cerca???, comenta.

A AMBTO também homenageará Engenheiros Ambientais que contribuíram para o desenvolvimento da área no Estado. Na ocasião também será lançado e apresentado o novo site da entidade, que trará informações e atualizações da engenharia ambiental no âmbito tocantinense.

A programação acontecerá no auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins ??? UFT, de 14h às 18h. No dia 30, sábado, os participantes se reunirão em momento de confraternização a Associação Atlética Banco Brasil - AABB. Para participar das palestras e discussões, efetue sua inscrição por este link.

Podem participar do momento, profissionais e acadêmicos de Engenharia Ambiental e profissionais com atuação na área, bem como o público em geral que se interessar pela temática. Haverá certificação para os participantes. O evento é uma realização em parceria com a Universidade Federal do Tocantins ??? UFT, o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental da UFT, a Faculdade Católica do Tocantins ??? FACTO, o Conselho de Engenharia e Agronomia do Tocantins ??? CREA-TO, o Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no Estado do Tocantins ??? SEAGETO, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, Instituto Natureza do Tocantins ??? Naturatins, a Fundação Municipal de Meio Ambiente ??? FMA, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo do Tocantins e a Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais ??? ANEAM.

Dia do Engenheiro Ambiental

O Dia Nacional do Engenheiro Ambiental é comemorado no dia 31 de janeiro em homenagem a formatura da primeira turma de Engenharia Ambiental no Brasil, que ocorreu no dia 31 de janeiro de 1997 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), cujo curso iniciou em 1992. Como atividade acadêmica, a Engenharia Ambiental possui 23 anos de existência e já caminha para mais de 15.223 profissionais registrados no Sistema CONFEA/CREA.

O Engenheiro Ambiental projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. ?? responsável pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causada por indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais. O profissional é responsável pelo desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente.

AMBTO

A Associação, como entidade representativa da classe no estado, atua na promoção da integração dos engenheiros ambientais, na defesa de suas atribuições, no fortalecimento da classe e na valorização do desenvolvimento sustentável.

A AMBTO localiza-se na Quadra 602 Sul Lote 16, Sala 3 - Edifício Nogueira - Avenida Teotônio Segurado, cujo contato é (63) 9203-0127.